idosos e sos seus cuidados

este blog foi criado para todos quantos gostam de tomar conta de idosos espero que gostem

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

cuidar da pele do idoso

Cuidados com a pele
A pele reveste todo o corpo humano e tem a capacidade de renovar-se. É formada por três camadas, que são a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo. A pele é responsável por:
funcionar como receptor sensorial; regular a temperatura corporal e o equilíbrio eletrolítico; proteger contra as agressões externas.
A higiene corporal visa cuidar especialmente da pele e das mucosas, sendo composta por todas as atividades que se preocupam em conservar a saúde e o bem-estar do paciente.As principais atividades são a limpeza e a hidratação, e necessitam ser feitas todos os dias nos idosos, que em muitos casos se encontram impossibilitados de procederem sozinhos por estarem de cama. Por isso, é importante que os familiares saibam como realizar uma boa higienização do idoso acamado, evitando sérios problemas, como a úlcera de pressão, infecções, entre outros. Além disso, os cuidados de higiene objetivam:
oferecer maior comodidade e melhorar o estado psicológico do paciente; motivar a circulação; evitar o aparecimento de úlceras de pressão e infecções; limpar a sujeira da pele (suor, urina, fezes, secreções).
O HOSPITALGERAL.com preparou esta seção para explicar com detalhes tudo sobre o banho do idoso, com o intuito de orientar familiares e cuidadores, profissionais ou não

1 comentário: