idosos e sos seus cuidados

este blog foi criado para todos quantos gostam de tomar conta de idosos espero que gostem

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

o banho do idoso

O banho do idoso
Para que o banho do idoso seja completo e eficaz, tenha sempre à mão:
material para a higiene genital: anti-séptico de mucosas, gazes esterilizadas, comadre (urinol chato para os doentes que não podem se levantar); saco plástico para roupa suja; roupa limpa para o idoso, e fralda, caso seja necessário; xampu e secador; hidratante, colônia, espelho; bacia, água morna, sabão neutro, esponjas descartáveis, toalha, forro; biombo, caso seja necessário para manter a privacidade; roupa de cama limpa, forro de plástico para não molhar o colchão; luvas descartáveis e avental impermeável; banheira geriátrica.
Como preparar o banho
arrumar o material a ser utilizado; ajustar a temperatura da água e a do ambiente; possuir o prontuário do paciente, caso seja um profissional; se necessário, colocar um biombo, para fornecer mais privacidade.
Como dar o banho
após lavar as mãos, colocar as luvas; tirar a roupa do idoso, ocultando as áreas do corpo que não estão sendo higienizadas; à medida que for lavando, secar e hidratar as partes do corpo, sobretudo as regiões de fácil esfoliação; com o idoso deitado de barriga para cima, e mantendo a cabeceira da cama um pouco elevada, lavar o rosto com água, utilizando uma gaze sem sabão; usando uma esponja com sabão, lavar braços, pernas, axilas, tórax, região submamária (embaixo das mamas), abdômen, pernas e pés, não esquecendo de lavar entre os dedos; retirar o sabão com água limpa; posicionar o paciente na lateral, e com outra esponja ensaboada, lavar o pescoço, as costas, as nádegas e a parte de trás das pernas; colocar o idoso novamente de barriga para cima e lavar a região genital, boca, olhos e cabelo. mudar a roupa de cama; colocar roupa limpa no idoso; deixar o paciente em uma posição confortável e adequada; recolher a roupa suja; jogar fora o material de uso descartável; fazer a limpeza e desinfecção da bacia, do pente e da comadre (urinol); arrumar o quarto.
Para lavar o cabelo
colocar o paciente de barriga para cima de forma que a cabeça fique livre. Para isto, pode-se retirar o travesseiro e colocar alguns lençóis enrolados embaixo dos ombros; forrar a cama para que não fique molhada e colocar uma bacia debaixo da cabeça do idoso; colocar tampões de algodão no ouvido do paciente; molhar o cabelo, aplicar o xampu e enxaguar com bastante água; enxugar o cabelo com uma toalha, e, se for possível, usar um secador; pentear e escovar o cabelo do idoso.
Acidentes durante o banho
Quando o cuidador estiver fazendo a higienização do idoso, deve ter cuidado para que não aconteçam:
machucados na pele, devido a uma secagem inadequada; desgastes cutâneos por lavagem incorreta; resfriados por corrente de ar ou pela própria temperatura baixa; lesões músculo-esquléticas, por causa de imobilização inadequada.

Dicas importantes para o cuidador
O cuidador deve atentar para alguns detalhes, entre eles:
não permitir a desconexão de sondas durante a movimentação do paciente; nunca molhar os curativos das feridas ou vias venosas; não usar álcool ou seus derivados, pois ressecam a pele. Caso seja realmente necessário, aplicar hidratante logo depois; proteger o idoso das correntes de ar, conservando-o sempre coberto e mantendo as janelas fechadas; secar direito entre os dedos e as pregas da pele; usar sempre toalhas macias, evitando o atrito excessivo; motivar o paciente a colaborar, conforme a sua capacidade e limite; prestar atenção à pele do idoso, para diagnosticar precocemente possíveis problemas; fazer a higienização uma vez por dia e sempre que for necessário; usar sempre o material descartável; proceder de maneira ágil, mas cuidadosa; atentar para que os materiais de higiene sejam de uso exclusivamente pessoal; aproveitar o momento do banho para fazer curativos e correções na postura do idoso; sempre seguir as medidas de limpeza recomendadas pelo médico.

Cuidados especiais
Boca
A higiene da boca deve ser feita após cada refeição, e sempre que for necessário. Se o paciente for capaz, ele mesmo poderá fazer sua higiene bucal, mas caso contrário, siga as instruções passo a passo:
reunir todo o material: escova de dente, pasta de dente, anti-séptico oral, gases esterilizadas, espátula; misturar, em um recipiente, o anti-séptico e a água em partes iguais; pegar uma espátula e envolvê-la com a gaze, para que ela seja embebida na solução; fazer a limpeza da língua do idoso com a espátula, movendo-a de um lado para o outro para evitar náuseas. Não esquecer de limpar também as laterais e a parte superior (céu da boca) e inferior da boca, além das gengivas; caso o paciente possua prótese dentária, esta deve ser lavada com escova e pasta de dente; sempre hidratar os lábios do paciente com manteiga de cacau ou vaselina.
Olhos A limpeza dos olhos deve ser feita com gaze, utilizando o soro fisiológico para a retirada das secreções. É necessária uma compressa para cada olho. Faça assim:
como uma gaze embebida em soro fisiológico, passar no olho de dentro para fora, a fim de limpar toda as secreções existentes; repetir o procedimento no outro olho, utilizando nova gaze; caso o paciente esteja em coma ou semiconsciente, é recomendado deixar uma gaze com soro fisiológico sobre o olho, para manter a umidade das pálpebras, prevenindo contra as úlceras na córnea.
Pés
Os idosos costumam ter sérios problemas nos pés, devido a mudanças circulatórias, deformidades ósseas, diabetes, entre outros. Por isso, é fundamental prestar atenção na forma correta de fazer a limpeza. Proceda assim:
lavá-los com água e sabão; secar bem, principalmente entre os dedos; hidratar com cremes, óleos e sempre aplicar vaselina nos locais de maior calosidade, como calcanhares; cuidar das unhas; observar a coloração dos pés e verificar se existem lesões cutâneas.

Higiene íntima
Região genital
Este tipo de higiene deve ser realizado diariamente, e sempre que se fizer necessária: após a evacuação, antes de se colocar a sonda vesical (na bexiga), e cada vez que mudar a fralda do paciente incontinente.
Na mulher
colocar a paciente de barriga para cima, com as pernas flexionadas; fazer a limpeza dos grandes e pequenos lábios e da região de trato urinário, com água, sabão e uma gaze, de frente para trás; enxaguar a área com água até retirar todo o sabão; aplicar anti-séptico de mucosas; secar bem, dando ênfase às pregas para que a umidade não provoque assaduras. No homem colocar o paciente de barriga para cima; lavar bem os testículos e o pênis com água e sabão; enxaguar com água até remover todo o sabão, e secar suavemente; baixar o prepúcio para que não apareça edema na glande (parte da ponta do pênis, popularmente, a "cabeça do pênis").
Região anal
colocar o paciente na lateral; lavar a região com uma esponja embebida em água e sabão, de frente para trás; enxaguar com água e secar; caso a mucosa anal esteja irritada, passar algum creme apropriado, recomendado pelo especialista.

1 comentário: