idosos e sos seus cuidados

este blog foi criado para todos quantos gostam de tomar conta de idosos espero que gostem

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

acidentes e quedas

Acidentes e quedas
São uma das principais causas de morte acidental em idosos, devido à falta de equilíbrio ou mesmo de mobilidade. Estes incidentes são de grande importância dentro da geriatria, pela sua alta ocorrência e pelas sérias conseqüências que podem acarretar. Nesta seção, o HOSPITALGERAL.com reuniu informações importantes sobre as causas e conseqüências das quedas, e medidas preventivas que podem ser muito úteis para o idoso e seus familiares.
Causas Conseqüências das quedas Como ajudar Outros acidentes
Causas
Intrínsecas:
Osteoporose: é uma das causas mais comuns de quedas na 3ª e 4ª idades. Como estão enfraquecidos, os ossos se quebram mais facilmente. Na verdade, são as fraturas, como a do fêmur, por exemplo, que provocam as quedas, e não o contrário;
Fármacos: substâncias químicas usadas como medicamentos, em geral sedativos, antidiabéticos e anti-hipertensivos. Os idosos são particularmente predispostos aos seus efeitos colaterais, sofrendo perda de consciência, de equilíbrio e atenção; Doenças dos sentidos: desordem nos sentidos, como audição e visão, causam com freqüência incidentes graves em idosos; Doenças neurológicas: atingem a consciência (como epilepsia ou acidente cerebrovascular), ou ainda causam falta de equilíbrio ou mudança no andar; Doenças reumatológicas: a artrose ou a artrite reumatóide (doenças que levam a alteração nas articulações), por exemplo, ocasionam mudanças no jeito de andar, dor ou rigidez nas articulações; Doenças cardiovasculares: as arritmias (qualquer desvio da normalidade no ritmo das contrações cardíacas) e a insuficiência cardíaca podem provocar perda de consciência, levando às quedas. Extrínsecas:
São as causas ligadas aos aspectos externos, como os ambientais e sociais. Estão inclusas neste grupo as quedas meramente acidentais. É importante ressaltar que fatores aleatórios também estão incluídos. Por exemplo:
no hospital: falta de mobília apropriada e de sinalização em áreas de risco; na rua: calçadas em mau estado de conservação, tráfego excessivo, adaptação inadequada dos meios de transporte, falta de sinalização e dificuldade de acesso por pessoas deficientes; em casa: iluminação inadequada, escada muito alta, falta de corrimão e maçaneta, pavimento escorregadio, obstáculos no caminho.

Conseqüências das quedas
Podem ser divididas em:
lesões relacionadas com as longas permanências no chão, o que pode causar até hipotermia (baixa excessiva de temperatura); lesões neurológicas: hematomas e hemorragias, contusões (lesões superficiais, sem laceração, produzidas por impacto) e comoção cerebral (perturbação orgânica); contusões e ferimentos: este tipo de lesão é de grande importância, devido à sua freqüente ocorrência; podem causar dores e até levar a vítima à imobilidade; fraturas: são as lesões que mais acontecem. A fraturas dos quadris é considerada uma das mais sérias, pela dificuldade e lentidão de recuperação óssea. Psicológicas depressão e ansiedade; mudança de rotinas anteriores; perda de independência e auto-estima; comportamento superprotetor de amigos e familiares, reduzindo ainda mais a autonomia do paciente; receio de cair novamente. Sociais hospitalização; necessidade de auxílio para realizar atividades rotineiras; alteração de endereço (morar com parentes) por não ter capacidade de viver sozinho; internação (asilo/casa de repouso).

Como ajudar
Como levantar o idoso do chão após um tombo:
colocá-lo deitado no chão com a barriga para cima; pedir que fique na lateral; ajudá-lo a ficar "de quatro" (apoiado nas mãos e joelhos); orientá-lo a firmar-se em uma das pernas, caso não exista outro apoio; ajudá-lo a se levantar com cuidado. Se estiver se segurando em algum suporte, tomar cuidado para que seja firme e estável.

Outros acidentes
Intoxicação por gás
É relacionada com a utilização de gás encanado ou a combustão de carvão. Conseqüências
depressão; mudanças sensoriais, como a perda do olfato; problemas mentais, como falta de memória.
Prevenção
procurar não dormir enquanto estiverem ligados aquecedores a gás ou similares; fazer a manutenção destes equipamentos; certificar-se sempre, antes de dormir, que os registros de gás estão desligados.
Queimaduras
Prevenção
ter sempre por perto um extintor de incêndio; procurar não utilizar cobertores elétricos em idosos incontinentes; fechar bem as bolsas de água quente e envolvê-las com um pano ou tolha; não fumar na cama nem jogar pontas de cigarros ou fósforos no chão; proteger-se do contato com qualquer fonte de calor.
Acidentes na via pública
Os atropelamentos são acidentes de grande importância dentro da geriatria, pela incidência elevada e a gravidade. Mais de 10% das mortes de idosos são ocasionadas por acidentes em vias públicas. A situação se torna ainda mais complicada se o idoso é portador de alguma deficiência física.Prevenção
colocar os degraus das escadas em uma altura apropriada; se necessário, providenciar rampas, escadas rolantes e elevadores; sinalizar visível e adequadamente os locais de acesso; manter as calçadas sempre em boas condições;
É importante, nos ambientes públicos, cobrar para que os semáforos sejam ajustados de forma a garantir tempo suficiente para travessia, além de sinal sonoro para os deficientes auditivos. Nos transportes públicos, o tempo deve ser suficiente para o desembarque.

Sem comentários:

Enviar um comentário